quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A Mensagem do Congressão

Uma profecia de Nostradanus previa o fim do mundo para 11 de agosto de 1999. Os teóricos do Apocalipse marcaram para a virada do milênio. Outros disseram que era 6 de junho de 2006, pois a data era número demoníaco. Por motivos parecidos, também espalhou-se a notícia de que o 11/11/11 seria o dia do fim. Baseados no calendário maia, já esperam o fim pro dia 21 de dezembro desse ano e, se falhar já tem a data reserva em 2033, quando faz dois milênios que Cristo foi crucificado. Além disso se baseiam nas catástrofes naturais, acidentes e incidentes de proporções nunca antes vistas como sinais de que o fim está próximo.
Como nós cristãos encaramos esse assunto? O fim está próximo? Isso nos assusta?
Abertura com apresentação do T.I.T.A. - "Ainda restam os que
creem, e são estes que queremos"
Baseados neste assunto: "Sinais" e no versículo de Ap 1.3 "Pois está perto o tempo em que todas essas coisas vao acontecer", mais de 500 jovens luteranos de todo o Rio Grande do Sul estiveram reunidos dos dias 2 a 5 de fevereiro passados na cidade de Canela, sendo que mais de 40 só aqui do distrito DICANPI. Aprendemos muitas coisas novas e, com certeza, quem temia o fim do mundo antes do Congresso, agora está com o coração muito mais tranquilo.
Entre as oficinas, estudos e palestras concluímos que o cristão não deve temer nem a morte, nem o fim do mundo, pois são estas coisas que marcam um fim sim, mas o fim do sofrimento, da tristeza e do pecado e marca o início de um novo tempo em que viveremos na presença de Deus eternamente. Aprendemos que Apocalipse não tem haver com destruição, mas é a Revelação de Jesus ao apóstolo João de como Deus vai por fim a este mundo de sofrimentos e dará início à uma nova era em que angústia e sofrimento estarão completamente extintos para sempre. Aprendemos até que um dos ditados mais repetidos por todos nós não passa de um grande engano. Diz-se que de certeza na vida, só mesmo a morte. Mas é se Jesus voltar antes de nossa morte física? Neste caso não morreremos e mesmo os que morrerem viverão eternamente. Pode-se dizer que para o cristão de certeza na vida é a Vida.
Mas afinal, Tsunami na Ásia, terremoto no Haiti, torres gemeas destrídas nos EUA, inundações, desmoronamentos, guerras... São sinais de que o fim se aproxima?
Esses sinais estão aí sim para nos lembrar de que o dia da volta de Cristo se aproxima. O próprio Jesus as previu e quem quiser conferir é só ler Mateus 24. Mas estes não são os únicos sinais. O maior sinal de todos é o que os pregos deixaram nas mãos de Cristo. Aquele mesmo sinal que Tomé insistiu em ver para crer que era mesmo Jesus que tinha ressuscitado. Esse é o sinal de que quando todas estas coisas acontecerem e o Filho do Homem voltar com toda a sua glória nos levará para viver com ele no lugar que Ele nos tem preparado desde que subiu aos céus. Pois Ele disse: "Na casa de meu Pai há muitos lugares, e eu vou preparar um lugar para vocês. (...) E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que, onde eu estiver, vocês estejam também." (João 14.2,3)". E no episódio da ascenção os anjos disseram aos apóstolos: "Este mesmo Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo jeito que vocês o viram subir." (Atos 1.11)
Mas Ele nos advertiu quanto aos falsos profetas e as falsas profecias: "Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vao aparecer fingindo ser eu e enganarão muitas pessoas. Se possível até o povo escolhido de Deus. Mas quem ficar firme até o fim será salvo. E, se disserem: 'Vejam, ele está no deserto!', não vão lá. Ou ainda: 'Vejam! Ele está escondido aqui!', não acreditem. Porque, assim como o relâmpago risca o céu, do nascente até o poente assim será a vida do Filho do Homem " (Mateus 24.4-5,24, 13, 26-27).
Portanto a ordem é: vigiar. Pois de nada adianta marcar datas e mais datas para o fim. Jesus deixou claro: "Ninguém sabe o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. Por isso, vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando" (Mateus 24.36,44) E quando este dia vier, que estejamos preparados, pois será o dia mais feliz de toda a história da humanidade.
Pessoal do DICANPI na 1ª noite - Banda
Herdeiros

Estas poucas palavras, nada mais são do que um resumo de tudo o que vimos e ouvimos nos quatro dias de Congresso. Mas é a mensagem que queremos compartilhar do que lá aprendemos, no V Congresso da JELG, a Juventude Evangélica Luterana Gaúcha.
 Foram dias de muito aprendizado, de integração com nossos irmãos na fé de todos os rincões, muito louvor ao som das bandas cantando e nos alegrando na presença do Senhor. Com certeza é uma sensação única estar em meio a tantas pessoas e saber que todas compartilham da mesma fé que nós partilhamos. É agradável viver dias assim, é uma situção que nos enche de paz. São dias que se resumem a estudar a Palavra, louvar a Deus, fazer amizades e nos divertir cristãmente. Eu diria que é um pedacinho do céu que temos a chance de provar antecipadamente, pois é assim que eu imagino que será o novo céu e a nova terra que Cristo está preparando para nós. Infelizamente, não são todos os jovens que buscam viver essa experiência. E as oportunidades estão aí.
Nós, da diretoria do DICANPI, estamos colocando a mão na massa e preparando o nosso Congresso distrital, que será nos dias 31 de março e 1° de abril na Solidez. A banda e o palestrante já estão praticamente certos e muitas outras idéias já foram colocadas na mesa. Nos próximos dias estará sendo marcada uma reunião da diretoria a fim de elaborarmos mais coisas para o nosso Congresso.
Além disso, para os dias 21 e 22 de abril já esta marcado o Encontrão 2012, organizado pelos estudantes de teologia no seminária Concórdia, evento no qual o distrito já marcou presença nos últimos dois anos e já estamos movendo os pauzinhos para estarmos lá de novo. E esse ano temos a intençao de levar mais jovens, pricipalmente das uniões juvenis do interior, de onde ainda não tivemos participações. Nosso empenho em levar jovens para este congresso deve-se ao fato de ser uma opção mais barata que o Congressão, e portanto mais acessível, em uma época mais propícia para os jovens do interior e que dura menos tempo, dois dias invés de quatro.
Bom, as oportunidades estão aí. Não vamos perder a chance de experimentarmos estes pedacinhos do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário