quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mensagem - O Sentido da Páscoa



Falar em Páscoa parece mais uma vez repetitivo. De novo isso, todo ano isso. Por que isso? Falar em Páscoa é geralmente repetitivo, mas comer a Páscoa nunca é. Ninguém vai largar uma reclamação do tipo: “De novo vou ganhar ovo de Páscoa!” a não ser quem não goste de chocolate ou quer emagrecer. Quem pode reclamar do ovo de Páscoa é quem tem que comprar os ovos. Pra quem paga é pesado cada ovo.


Algo semelhante acontece na verdadeira páscoa. Qualquer um pode dizer: “Eu gosto da Páscoa!” ou: “Eu não gosto da Páscoa!” Cada um pode opinar como bem entende. Pra quem ganha a Páscoa não é pesada. Pra quem paga é que ela é bem pesada. É claro que quem paga a Páscoa não vai ficar jogando na cara que foi ele quem pagou, ao menos não deveria. O fato é que Deus não nos joga na cara o que ele fez. Ele pagou pela verdadeira Páscoa e nos deu ela sem nos jogar na cara e sem nos cobrar nada. Ele queria ver a nossa alegria com isso.


Jesus, porém, não pagou por ovos de Páscoa. Talvez aqui esteja uma frustração de muitos. Bem, se fossem ovos de Páscoa que Jesus tivesse pagado por nós teríamos tanto chocolate a ponto de ficarmos diabéticos antes de atingir os 10 anos de idade. É, tinha algo melhor para ser comprado, algo que hoje chamamos de salvação.


Algo que a gente sempre vai se perguntar é: “Por que a salvação era a melhor coisa para se ganhar?” Se chocolate nos deixa diabéticos, então Jesus poderia dar chocolates e salgadinhos. Ou quem sabe chocolates e provas mais fáceis. Enfim, essa lista nunca termina!


Mas o que Deus nos dá não é isso, e sim salvação. Tanto que a salvação é algo que todos podem ter, mesmo que não tenham dinheiro. Se fossem ovos de Páscoa que Deus tivesse comprado, todos também teriam ovos na Páscoa. Mas não é assim com ovos de Páscoa, e sim com a salvação. Agora, só porque todos podem ter a salvação não quer dizer que ela tenha menos valor. Pelo contrário, aí está a maior democracia, algo pelo qual nenhum de nós pagou, mas que todos nós podemos ter.


Ter a salvação significa muita coisa. A primeira coisa que Cristo conquistou na Páscoa foi a ressurreição. Após ter sofrido muito, Jesus ressuscita. Este é o primeiro sentido da Páscoa para nós: ressurreição. Ressurreição de Cristo e nossa ressurreição. Essa esperança de ressurreição dá também um sentido diferente para a nossa vida aqui na terra. Se vamos ressuscitar para viver em um lugar cheio de paz, alegria e amor por que não viver um pouco dessa paz, dessa alegria e desse amor agora? Deus nos permite isso.



Pastor Francis Dietrich Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário