quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mensagem - Jesus é o verdadeiro pastor


Texto: João 10.11-18


Quem é Jesus Cristo?
Se nós sairmos por ai a fora fazendo esta pergunta com toda certeza teremos as mais diversas respostas. Para alguns Jesus é apenas um mito, para outros é apenas um exemplo de vida a ser seguido, talvez alguns o definiriam como um grande servo de Deus, que esteve a serviço de Deus assim como; Maria, São Pedro, São Jorge, Santo Antonio
E pra mim quem é Jesus Cristo?         
Se quisermos fazer uma definição própria, com a nossa capacidade de pensar sobre quem é Jesus Cristo, certamente cairemos no erro de usarmos algum dos exemplos anteriormente citados, e de enquadrar Jesus como exemplo de vida, ou simplesmente compara-lo com um dos seus discípulos.



Afinal de contas quem é Jesus Cristo? 
Para conhecermos e compreendermos quem Jesus Cristo realmente é, precisamos olhar para a escritura e ver o que ela diz sobre Jesus. Jesus mesmo nos orientou a fazer isto quando ele disse “examinai as escrituras, pois elas testificam sobre mim”.






Se observarmos as escrituras sagradas veremos uma série de passagens que claramente definem quem Jesus realmente é.
E nessas varias passagens temos, na verdade, uma série de EU SOU.



O texto de João nos traz uma bela definição sobre quem é Jesus Cristo e o define como sendo o bom pastor. Em todo nosso texto de João 10 esse termo está implícito, e ainda é confirmado pelo próprio Cristo no versículo 11 onde Ele diz: Eu sou o bom pastor.
Por isso quero dar destaque a Jesus como sendo o bom Pastor.
As escrituras sagradas não somente dizem que Jesus é o bom pastor, mas também deixam claro o porquê dele ser o bom pastor. Jesus é o bom pastor, porque conhece suas ovelhas. Jesus é o bom pastor, porque guia as ovelhas. Jesus é o bom Pastor porque da a vida pelas suas ovelhas.  


As escrituras não dizem que Jesus é o único pastor, mas ela diz que Ele é o bom pastor. Jesus é o bom pastor em comparação com outros pastores.
Mas ele como pastor é singular é único. Ele é “O bom pastor”. Apenas Ele e nenhum outro.
Apenas Ele (Jesus) é o que da sua vida pelas ovelhas.
Que da sua vida em favor de suas ovelhas. 
Que da sua vida pelo bem de suas ovelhas.
Que da sua vida em lugar de suas ovelhas.
Bom Pastor só tem um, Jesus Cristo os outros nem de pastor são chamados, mas entram em contraste com o pastor e são chamados de ladrões e salteadores, pois não estão preocupados com as ovelhas, mas somente consigo mesmos e ao invés de cuidar eles vêm para matar, roubar e destruir. E quando se sentem ameaçados abandonam suas ovelhas.
                O bom pastor por sua vez não age assim. Ele não abandona suas ovelhas. Ele não quer destruir as suas ovelhas, mas está sempre ao lado protegendo-as. E para que as ovelhas possam conhecê-lo Ele vem com marcas e características bem definidas que são aplicadas somente ao bom pastor. Essas marcas não são aplicadas aos ladrões e salteadores, pois o bom pastor diz: Eu as chamo pelo nome, eu as conheço, elas reconhecem a minha voz e elas confiam.
Esse bom Pastor de que as escrituras sagradas falam com tanto carinho é o nosso Senhor Jesus Cristo que quer ser o nosso Bom Pastor, pois o carinho o cuidado e a salvação do bom pastor não se estendem apenas ao povo da casa de Israel, mas também aos gentios, povos que não são deste aprisco. O cuidado do bom pastor se estende a todos os povos de todos os tempos e em todos os lugares.
O bom pastor não abandona suas ovelhas, mas está sempre ao lado, protegendo e amparando mesmo que a ovelha esteja tão doente que nem perceba a presença do bom pastor. Mas ele está lá cuidando da enfermidade e tratando dos ferimentos. Este é o bom pastor Jesus, o qual conhece as fragilidades das suas ovelhas e elas conhecem a sua voz ao ponto de uma mulher estrangeira, da região da Cananéia, ao ouvir falar sobre o carinho e o cuidado do bom pastor, se aproximar dele, no auge do seu desespero, gritando: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”. Ou poderíamos citar a Pedro que, ao sentir a força dos ventos ao andar sobre as águas, começou a afundar, e naquele momento de desespero gritou: “Senhor socorre-me” e imediatamente o bom pastor estendeu a sua mão e socorreu a sua ovelha.       


     


Este é o bom pastor Jesus que acolhe e cuida de todas as suas ovelhas para que nenhuma se perca. Mas que todos juntos, num grande rebanho, tenhamos Ele como nosso grande e bom pastor e que não sigamos nenhum outro, pois não há outro pastor a não ser Cristo, pois somente Ele pode dar a vida verdadeira às suas ovelhas.







O amor, o carinho, o cuidado e a dedicação do bom pastor em relação às suas ovelhas não são porque as ovelhas merecem ou pelas suas qualidades. O bom pastor não cuida de suas ovelhas por elas serem bonitas ou não, serem gordas ou não, por produzirem lã de qualidade ou não, mas ele as ama e cuida delas por serem ovelhas. E pelo fato de serem ovelhas, e Ele, o pastor, que Ele dedica todo o carinho e cuidado.
Jesus é o nosso pastor e nós somos as suas ovelhas, Jesus não espera que sejamos perfeitos para que ele possa nos amar, ele nos ama assim como nós somos. 

                Esse é o nosso bom pastor Jesus e nós somos ovelhas do seu rebanho. Esse nosso bom pastor Jesus deu a sua vida por cada um de nós não pelo que nós somos ou pelo que fizemos, mas porque Ele nos ama e continuamente vem a nós e diz: “EU SOU O BOM PASTOR e quero cuidar de vocês. Todo aquele que passar por mim terá vida por que eu sou a vida. Todo aquele que aceita os meus cuidados nunca se desviará do caminho, pois eu sou o caminho, e todo aquele que andar no caminho entrará na casa do meu Pai através de mim, pois Eu sou a porta.”
Que possamos sempre e cada vez mais e melhor confiar na proteção no amparo e no consolo desse grande pastor Jesus, que ele continue a nos guiar pelos pastos e quando vierem as dificuldades, os sofrimentos e as desilusões que estejamos na certeza de que o bom pastor Jesus está sempre ao nosso lado pronto para nos estender a mão e nos resgatar do perigo.  Amém.



Celso Valmir Grams
pastor conselheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário