sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mensagem - Dia dos pais


Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor, teu Deus, te dá.   Êxodo 20.12 RA

Estamos na véspera de mais um dia dos pais. Estamos na época em que vemos promoções e ofertas de todos os tipos. E tudo isso para presentear o querido papai.

Os pais não devem ser apenas uma figura de apenas um dia. Não podemos simplesmente dizer: “dei meu presente ao meu pai e já fiz a minha parte”. Deus espera mais de cada um de nós em relação aos nossos pais. Deus preparou um versículo especial destinado nada mais e nada menos do que para os pais.

Quando Deus deu os mandamentos a Moisés em êxodo 20 Ele dá um destaque especial aos pais quando ele diz no versículo 12:Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” (RA)

Neste versículo quando Deus se refere aos nossos pais Ele não usa a palavra "amor", "obedecer", ou "fazer o bem a", mas a palavra "honra". É interessante notar onde Deus coloca o quarto mandamento. Ele o colocou ao lado dos mandamentos que se referem a Deus. Ele está na verdade colocando nossos Pais ao Seu lado e ainda dizendo honre-os.

Honrar o pai e a mãe é muito mais do que dizer bom dia. Mas é realmente ama-los de coração. Deus sabe que o mundo não respeita os pais, especialmente quando precisam desempenhar seu papel de educadores e disciplinar seus filhos.  

Deus sabe que muitas vezes os filhos não obedecem aos pais, e o que Deus pede é muito mais do que uma simples obediência. Deus quer que os pais sejam honrados. Deus quer que os filhos não somente obedeçam, mas tenham seus pais em alta estima, que os amem e os respeite,  não por serem bonitos ou fortes ou por andarem com roupas bonitas, mas devem respeitar os pais por causa do primeiro mandamento que ordena que não devemos ter outro Deus a não ser Ele, o único Deus verdadeiro. Quando Deus fala essas palavras ele sabe do que está falando. E por causa da palavra de Deus devemos honrar nossos pais.  

O bem mais precioso que Deus deu para os seres humanos é a família. E para os filhos Deus dá uma ênfase especial para que eles deixem seus pais serem o seu tesouro.

Poderíamos dizer que o significado do mandamento é este: Tema a Deus, confia em Deus e ame a Deus e por causa do amor a Deus, não despreze, nem difame seus pais, mas honre os e mostre para eles o quanto são úteis para você.  

Mostra para eles que não há nada de mais valor neste mundo do que os pais que Deus te deu. E para nos animar ainda mais Deus acrescenta uma promessa dizendo que ele vai prolongar os dias de sua vida neste mundo.

É como se Deus estivesse dizendo: “por amor a mim, pelo fato de vocês me terem como o único Deus verdadeiro vocês vão honrar seus pais e por causa disso, seus dias serão longos, serão tão longos que te darei uma esposa, ou um marido, e nestes dia vou te fornecer comida dia após dia, você será uma pessoa bem sucedida e terá uma vida longa tão longa que ela será eterna.”       

Essa é a maravilha da promessa de Deus aos filhos, mas para que eles possam ser beneficiados desta maravilha, isso precisa lhes ser ensinado para que possam ser filhos honrados e santos.

Por isso uma mãe ou um pai precisa dizer a seu filho: meu filho querido não faça isso ou aquilo, não ande com qualquer um, tome cuidado com aqueles que desonram seus pais, pois os pais têm uma tarefa especial, dada por Deus, neste mundo que é disciplinar seus filhos. E desprezar os pais é, em ultimo análise, desprezar aquele que colocou os pais como seus representantes neste mundo.  

Celso Valmir Grams
pastor Conselheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário