quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mensagem - Jesus Cristo ora para que sejamos um

Leituras indicadas: Sl 1; At 1.12-26; 1 Jo 5.9-15; Jo 17.11b-19

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Jesus Cristo está caminhando em direção à cruz! Em cada dia de sua vida ele amou as pessoas, preocupou-se com a vida de cada um, chorou ao lado dos doentes, acolheu os rejeitados, trouxe solução ao maior problema da humanidade; o pecado que habita em todos nós.
Muitas pessoas que ouviram Jesus Cristo sentiram-se confortadas, aceitas e amadas por Deus. Seu amor pelas pessoas era tão grande que as pessoas tinham vontade de estar ao lado dele, de tocá-lo, de abraçá-lo, de tê-lo sempre ali ao alcance das mãos. A vontade daquelas pessoas era que Jesus nunca parasse de fazer o que fazia. Mas o caminho de Jesus era em direção à cruz, em direção à morte.
Ora, se Jesus estava prestes a morrer poderíamos esperar que ele redobrasse o seu trabalho, que ele saísse curando as pessoas apenas com o toque de suas mãos, que ele proibisse a maldade, que ele saísse nas ruas defendendo a causa dos oprimidos. Jesus, porém, está fazendo outra coisa aqui antes de sua morte. Jesus está orando!
Aprendemos como a oração é importante! Jesus Cristo mesmo foi quem nos ensinou a orar o Pai-Nosso, a orar em favor de nossos inimigos. O servo de Jesus Cristo, o apóstolo Paulo, nos ensinou a orar em favor de nossas autoridades. E realmente, Deus quer que oremos a ele com sabedoria. Mas Jesus poderia estar resolvendo aqueles problemas que normalmente consideramos os maiores problemas do mundo.
Afinal, quem não gostaria de receber o mesmo conforto que aquele cego recebeu quando foi curado de sua cegueira? Pois enquanto era cego ninguém se importava com ele. Ou quem não gostaria de ouvir Jesus dizendo ao paralítico: “levanta-te e anda, pois os teus pecados estão perdoados!”? Ou ainda ser defendido por Jesus Cristo assim como a mulher adúltera foi defendida por Jesus diante das pessoas que queriam matá-la? Pois ninguém queria aceitar uma mulher adúltera.
Tantos males existem que revelam o nosso pecado que não podemos contá-los todos. Podemos notar como o nosso pecado nos afasta uns dos outros. A respeito de nosso pecado a Bíblia nos ensina, os vossos pecados fazem separação entre vós e o vosso Deus. E nada há que nós possamos fazer para nos unirmos a Deus.
A oração que Jesus Cristo está fazendo nos diz algo a respeito de união. Ele ora para que aqueles que crêem nele estejam unidos com Deus e unidos entre si. Jesus Cristo quer que estejamos unidos com Deus. Ele entrega a sua própria vida para estarmos unidos com Deus, por isso o seu caminho é em direção à cruz, para ali entregar a sua vida para salvar a humanidade. Ali na cruz Jesus Cristo fez tudo o que deveria ser feito para unir o ser humano com Deus. O ser humano é aceito por Deus! Esta mensagem precisa alcançar os lugares mais distantes da terra!
Para anunciar esta riquíssima mensagem foi que Jesus orou em favor dos que crêem nele. Podemos dizer, “gostaríamos de ver Jesus Cristo assim como os discípulos dele o viram, o tocaram, o ouviram”, mas jamais poderemos dizer que Jesus Cristo não está aqui conosco. Foi justamente por isso que Jesus Cristo orou, para que estivéssemos unidos com ele não apenas por um momento, mas que fôssemos acompanhados por ele em todo momento de nossa vida. Se estamos doentes, Cristo está lá sofrendo conosco. Se estamos tristes, Cristo está lá chorando conosco. Se estamos alegres, Cristo está lá sorrindo conosco. Se temos derrota, Cristo está ali conosco nos restaurando. Se temos vitória, Cristo está ali comemorando conosco. Pois não importa o que passemos na vida, importa que Cristo esteja conosco, então teremos tudo! E para isso Jesus orou, para estarmos unidos com ele sempre.
Assim, Deus usa a nossa vida inteira para anunciarmos o seu amor. Deus usou no passado a vida dos profetas para anunciar que ele, o próprio Deus, habitaria no meio dos seres humanos. Deus deu testemunho de si mesmo fazendo-se conhecido em Jesus Cristo, mostrando que o Deus-Homem habita no meio dos seres humanos. Jesus ora ainda em favor daqueles que ainda creriam nele, isto é, de nossos pais e de nós mesmos. Portanto, hoje Deus usa a nossa vida para dizer que ele continua habitando no meio dos seres humanos.
Poderíamos dizer, “Mas nossa vida é falha demais para mostrarmos isso, que Deus habita no meio de nós!” Justamente por isso, por sermos falhos, somos alvos do amor de Cristo, somos aqueles de quem Jesus Cristo quer estar perto, assim como ele sempre esteve entre os falhos para oferecer o perdão. Portanto, se temos algo em comum que nos separa, isto é, o nosso pecado, temos algo infinitamente maior que nos une: o amor de Jesus que nos salva, que nos perdoa, que nos traz para uma única fé, Jesus Cristo está verdadeiramente em nós!
Uma família de colonos morava no interior. Sua família era composta pelo pai, pela mãe e por uma pequena menininha com seus quatro anos. A família cultivava uma vasta plantação de milho com a ajuda de alguns empregados.
O inverno já estava chegando e o frio à noite era quase insuportável fora de casa. Preocupado com a sua filha, o pai disse: “filhinha, você pode ir brincar, mas nunca volte depois das seis da noite para casa!”
Sua filhinha era obediente e procurava fazer o que o pai lhe pedia. Naquele dia, porém, ela não conseguiu obedecer. Distraída com suas brincadeiras, entrou dentro do milharal, entrou, entrou... até que não sabia mais como voltar. Tentou, tentou..., mas quanto mais tentava mais longe parecia de chegar à saída.
O pai, notando que a menina ainda não retornara para casa saiu a procurá-la. Chamou a mãe e ligou para os vizinhos: “Venham me ajudar!” Todos, então, saíram em busca da menininha. Mas ninguém conseguiu encontrá-la.
Os pais já estavam desesperados quando alguém disse: “Vamos juntar as nossas mãos e passar pelo milharal em ordem, de maneira que não fique nenhum lugar sem procurarmos!”
Juntaram, então, as mãos e saíram mais uma vez em busca. Pouco depois viram uma menininha sentada chorando quase congelando; era a filhinha a qual sem demora o pai abraçou e com ela em seus braços orou: “Obrigado Senhor porque as nossas mãos estavam unidas!”
Deus criou a união em nós e esta é importantíssima para que o mundo saiba que Jesus é o salvador do mundo. Não desprezemos a vida que há em nós, mas saibamos a cada dia que Cristo está unido conosco e nós estamos unidos em Cristo. Hoje nós estamos salvos. Muitos existem, porém, que estão perdidos e que não conseguem e que nunca conseguirão achar o caminho da salvação sozinhos. Que Deus una as nossas mãos para juntos dizermos ao mundo: Há salvação! Creiam que Jesus Cristo é o Filho de Deus dado para a salvação do mundo.
Amém!
 Francis Dietrich Hoffmann
pastor conselheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário