sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mensagem - O Espírito os guiará em toda a verdade


João 15.26-27; 16.4b-15
O Espírito os guiará em toda a verdade


Alguma vez já imaginamos o que é estar perdido, estar sem rumo, sem saber aonde ir, e não saber se estamos indo ou não na direção certa. Muitas pessoas que sabem do perigo que é estar perdido quando estão em terras estranhas, em terrenos desconhecidos se previnem. Podemos citar aqui os turistas que quando vão para um lugar desconhecido contratam um guia turístico. Podemos aqui incluir também os caminhoneiros que ao chegarem a uma cidade desconhecida contratam um guia que o conduza com segurança para o local desejado.

No nosso texto de hoje Jesus declara aos discípulos que tem muito a dizer a eles, mas ele não diz. Não que ele não quisesse dizer, mas Jesus sabe que os discípulos não estão preparados. Então ele promete um guia: o Espírito da Verdade, e esse sim, ao revelar toda a verdade, os ajudará a suportar e a permanecer em toda a verdade.  Jesus não está falando aos discípulos de algo que já aconteceu, mas de algo que ainda iria acontecer, algo que as suas fraquezas e as suas fragilidades não permitem suportar naquele momento, então Ele confia ao Espírito Santo à tarefa de anunciar e de dar suporte para que possam entender e suportar toda a verdade.
  O texto não deixa claro em que consiste tal verdade, mas se olharmos para frente e observarmos os acontecimentos que aconteceram na vida dos personagens que fazem parte desta história, tanto o que aconteceu ao próprio Cristo como o que aconteceu aos seus discípulos, então percebemos o porquê da necessidade do Espírito da verdade.  Jesus estava se referindo nesta passagem sobre as perseguições (aflições) que eles sofreriam por causa do seu evangelho e o sofrimento que eles passariam após a sua própria morte. Se olharmos para o livro de Atos dos Apóstolos veremos quantas perseguições o povo de Deus sofreu e tudo foi suportado graças ao Espírito Santo que esteve ao lado deles dando suporte para tais aflições. Se não fosse assim, jamais teriam suportado tamanho sofrimento e poderiam ter inclusive abandonado sua Fé.
Se Jesus tivesse contado aos discípulos todos os detalhes sobre os sofrimentos  que eles passariam, isso os teria amedrontado muito por saberem antecipadamente todo sofrimento que teriam de passar e muitos, com medo, se afastariam de Cristo e abandonariam sua Fé antes mesmo da chegada do Consolador. Por isso Jesus diz: Ele vos anunciará toda a verdade, Ele os fortalecerá e lhes dará a coragem que permitirá que possam suportar todos esses sofrimentos no momento em que eles vierem.
E quando vierem as perseguições Ele os guiará em toda a verdade e não deixará que os nossos pés se desviem do verdadeiro caminho. Somente Ele pode fazer com que permanecemos firmes neste caminho. Porque, por nós mesmos, não permanecemos firmes, por não termos condições de suportar toda essa aflição sem o suporte que o Espírito Santo concede. O que Cristo está querendo dizer é que embora nós ouvíssemos falar muito sobre Ele e sua obra, e sobre o Pai e a sua majestade, jamais podemos acreditar nisso com as nossas próprias forças. Mesmo que tentássemos nos aproximar de Deus com os nossos próprios méritos, e com eles chegar diante de Deus, jamais o poderíamos. Mesmo que quiséssemos e escolhêssemos ser Cristãos e começássemos a levar uma vida piedosa não poderíamos suportar as aflições e as perseguições, pois não temos suporte para aguentar tamanho peso sobre nós. Mesmo que começássemos a orar, jamais teríamos coragem para persistir na oração se o Espírito não viesse nos guiar e preservar nesta verdade que por nós mesmos e pela nossa vontade jamais aceitaríamos.
Embora a obra de Cristo esteja completa ainda somos pecadores por natureza e cheios de fraqueza e não conseguimos por nós mesmos compreender a maravilha desta obra realizada por Cristo em favor de toda a humanidade. A obra, o trabalho, a missão do Espírito Santo é de confirmar tudo isso em nossos corações e só depois de ter sido confirmado em nossos corações pelo Espírito Santo é que podemos aceitar isto como verdadeiro de acordo com a sua palavra. Se não fosse assim jamais poderíamos acreditar que pessoas que morreram pudessem ressuscitar. Se não fosse assim jamais poderíamos entender como pecadores podem ser salvos e levados ao Céu como corpos limpos e sem mancha e ficar eternamente na presença do Deus Todo-Poderoso.  Ninguém jamais conseguirá entender tudo isso pela força da razão, ela é muito pequena,e não consegue entender a grandeza do amor de Deus. Pela razão jamais podemos entender como podemos ser herdeiros eternos de Deus. Jamais podemos entender tudo isso, se isso não for confirmado em nós pelo Espírito da verdade.
E quando tudo isso for confirmado em nossos corações, quando esta verdade estiver em frente aos nossos olhos, de que não temos condições de compreender esta maravilhosa forma de Deus agir em favor de seus filhos e que não podemos e nem devemos confiar em nós mesmos, mas devemos depositar e aguardar tudo em Deus, então teremos a verdadeira Fé, pois é isso se o que se  chama de Fé. E quando o Espírito falar em Cristo e em sua obra, que todos possam confiar. Não em si, mas na promessa de Deus e na obra de Cristo. E então o Espírito o glorificará. Isso significa que através da ação do Espírito Santo esse Cristo será glorificado e reconhecido como o único e o verdadeiro Salvador de toda a raça humana.
Que o Espírito Santo faça com que possamos estar sempre conscientes da nossa incapacidade de reconhecer Cristo e de nos achegar diante dele, e que o Espírito da Verdade nos ajude e nos dô o suporte para confiar em Cristo e reconhecer que tudo procede unicamente de Sua própria vontade. Amém.


Celso Valmir Grams
pastor  conselheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário