domingo, 3 de junho de 2012

Mensagem - Jesus Cristo faz a sua voz ser ouvida



Pv 8.1-4, 22-31

Em nome do Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo, que nos dá a sabedoria. Amém!
A sabedoria está clamando e o Entendimento está fazendo a sua voz ser ouvida aos seres humanos!
Era uma casa comum. Havia uma grade cercando seu terreno. Não era muito grande, mas dificultava a entrada de ladrões. O quintal era gramado com algumas lajotas encravadas ao chão. A porta de entrada dava acesso à sala da casa. Da sala vinha um ruído não muito alto; era a televisão que fora esquecida ligada. Mais à frente, um corredor. De lá era possível ouvir vozes empolgadas. Eram tão empolgadas que era difícil de se entender o que estavam dizendo. Até que se pode ouvir: “Vem Pedrinho, você consegue dar seus primeiros passos!” Isso dizia o pai de Pedrinho seguido pela mãe e pelo filho do meio. O pai tinha os olhos fixados em seu filho, prestes a dar seus primeiros passos. Todos ali tinham seus olhos fixados e encantados no pequeno Pedrinho, o qual distribuía sorrisos de satisfação e ensaiava um jeito de lançar sua perninha para frente e dar o pequeno passo tão desejado por todos.
Aliás, por quase todos. Faltava, naquele momento, a filha do casal, a primogênita. Voltando até na sala e aguçando os ouvidos era possível ouvir seus gemidos quase todos os dias da semana. A filha estava sob o efeito das drogas que costumava tomar. Pensava freqüentemente que estava sendo perseguida e já não entendia bem o que era realidade e o que não era.
Olhando para aquela menina podíamos saber que havia muito mais do que risos empolgados à espera de um passo. Na verdade, existiam centenas de milhares de lágrimas à espera de uma recuperação, à espera de uma cura, à espera de um passo da filha em direção à vida.
Parece-nos este um ambiente completamente contraditório. Como pode habitar em uma mesma casa tamanha alegria e tamanha dor ao mesmo tempo? Na verdade, não apenas na mesma casa, mas no mesmo corpo, nas mesmas pessoas. Na mesma pessoa habita, ao mesmo tempo, uma vontade enorme de chorar pela filha e uma vontade enorme de sorrir pelo pequeno filho. Parece-nos loucura algo assim. Mas assim é a vida do ser humano!
A sabedoria está clamando e o Entendimento está fazendo a sua voz ser ouvida aos seres humanos!
Quantas vezes somos pegos pelas surpresas desagradáveis que deixam nossos sorrisos sem graça! Quantas vezes somos surpreendidos por acontecimentos que jamais esperávamos! Quantas vezes nós mesmos temos comportamentos que jamais desejaríamos ter! Todos os dias estamos expostos a sentimentos contraditórios! Se pudéssemos olhar para todo o mal que podemos fazer e para todo o mal que os outros também podem fazer jamais suportaríamos, ficaríamos todos loucos, inclusive as crianças!
E nós simplesmente não podemos controlar tudo isso. A vontade daquela família era que sua filha nunca usasse drogas e que todos pudessem estar sorrindo, também a filha. A nossa vontade seria nunca sentir vergonha, nunca ter que mudar o nosso sorriso em uma face triste, nunca fazermos o mal a ninguém e nunca sofrer o mal de ninguém. Uma vez que isso nos acontece sempre, nossa vontade é desistir de tudo, ficarmos sozinhos e largarmos de mão.
A verdade é que Deus não nos permite que conheçamos todo o mal que podemos fazer e todo o mal que podemos sofrer. Deus cuida de nós e, a cada dia, desvia o nosso olhar do mal. Ele nos faz observar uma criança tentando dar os seus primeiros passos. Ele faz a criança enxergar seu pai com os olhos brilhando e o rosto radiante e a faz sentir-se feliz e aceita. Deus permite que escutemos uma música e ela nos ajuda a esquecermos muitos males. Deus faz-nos olhar para as belezas da natureza e nos lembra que ele, o Deus Criador, cuida de nós!
Deus faz a sabedoria e o entendimento habitarem entre nós. Por isso, a sabedoria está clamando e o Entendimento está fazendo a sua voz ser ouvida aos seres humanos!
No meio dos seres humanos a sabedoria encontrou as suas delícias. A sabedoria sempre existiu. A Sabedoria encontrou prazer de estar entre nós! Por quê? Poderíamos nos perguntar! A resposta: Porque ela nos amou. Amou tanto, que não nos amou apenas de palavra, mas a palavra, o Verbo, a Sabedoria se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade.
A Sabedoria é Jesus Cristo, nosso salvador. Jesus Cristo não esperou ficarmos grandes e inteligentes para vir até nós. Ele não esperou que conquistássemos alguma sabedoria, até mesmo porque isso seria realmente impossível. A Sabedoria não esperou fazermos algum curso para que estivéssemos prontos para recebê-la. Na verdade, Jesus Cristo veio até nós e, quando ele veio, nós ganhamos a Sabedoria! A Sabedoria que ninguém pode roubar de nós. A verdadeira Sabedoria, que nos salva!
Esta Sabedoria nos dá um novo olhar para todas as coisas! Enquanto enfrentamos nossas dores, ela nos faz sorrir. Enquanto tropeçamos, ela nos faz levantar. Enquanto vivemos aflições, ela nos faz respirar com o alívio de um pai compreensivo, de uma mãe acolhedora. Ela nos faz sorrir com o carinho de um filho.
A Sabedoria nos ensina que vivemos em um mundo que passa, mas que não estamos sozinhos. O mundo e tudo passará, mas a Sabedoria permanecerá para sempre, pois Jesus Cristo permanece para sempre, e todos os que estão com Cristo permanecerão com ele, mesmo que enfrentem a morte.
Neste domingo, dia 03 de junho, a igreja comemora o Domingo da Trindade. Festejamos o Deus que se mostrou a nós. O Deus que se revelou e nos deu a sua Sabedoria para que, junto com Cristo vivamos eternamente.
A sabedoria está clamando e o Entendimento está fazendo a sua voz ser ouvida aos seres humanos!
Amém.

Francis Dietrich Hoffmann
pastor Conselheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário