quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mensagem - O Guia para Cristo


Ex 20.1-17

Existem muitos tipos de lei em nosso mundo. Lei de Deus, lei para o futebol, lei para a brincadeira, lei para o coral, lei para a lei. Enfim, milhares de leis. Mas podemos resumir todas essas leis em apenas dois tipos de lei: uma lei que leva para a liberdade e; uma lei que leva para a escravidão.

É importante dizer que a lei nos leva para algum lugar, pois ninguém quer aceitar a lei por nada. Todos nós conhecemos pelo menos um pouco de lei. O que talvez nem todos nós conheçamos é o ódio que temos pela lei. Ninguém gosta de cumprir a lei por cumprir a lei. Esse ódio já se manifesta desde a tenra infância. Quando a criança pergunta: “Por que eu tenho que ficar quieto?” “Por que eu tenho que obedecer?” E mesmo se já somos mais velhos, se alguém fala de lei, a gente logo se pergunta: “Por que o pastor está falando de lei comigo?” “O que eu fiz de errado?” Isso é naturalmente assim porque a lei naturalmente nos acusa. É pra isso que a lei serve.  Mas este não é o destino final. O apóstolo Paulo escreve em Gálatas 3.24 que “a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.”

Portanto, se o destino final da lei é o desespero, podemos dizer que esta lei é uma lei que leva à escravidão. Se, porém, o destino final da lei é Cristo, então esta é uma lei que leva à liberdade.

Para entendermos bem isso, precisamos entender um pouco melhor o texto de Êxodo 20.1-17. Antes de receber os 10 Mandamentos, o povo de Israel tinha outras leis, bem diferentes. Eram as leis que o Egito colocava sobre o povo de Israel. Essas leis diziam que o povo deveria trabalhar de sol a sol sem poder descansar direito. Essas leis diziam que o povo de Israel não podia ir embora do Egito. As leis do Egito diziam que se nascesse um filho homem do povo de Israel este deveria ser morto. Essas leis estavam levando o povo ao desespero, e já não tinham mais alegrias. Deus, então, liberta o povo dessas leis. Neste capítulo 20 de Êxodo Deus entrega a sua lei ao povo.

A lei que Deus entrega ao povo é melhor sim, mas não no sentido de que agora o povo poderia cumprir a lei, como se agora deixassem de pecar. A lei que Deus entrega é boa porque ela leva para Cristo. Ela é o aio que conduz a Cristo, como disse Paulo.

Todas as vezes, portanto, que uma lei não conduz a Cristo ela não é boa. Até mesmo os 10 mandamentos tornam-se ruins quando eles deixam de levar para Cristo. Se qualquer lei nos leva ao orgulho de dizer: “Como eu sou bom!”, esta lei não presta. Mas se uma lei me faz chegar à conclusão: “Como eu preciso de Cristo!” Esta lei sim é boa, pois esse é o objetivo da lei: levar-nos ao pé da cruz de Cristo e saber que dependemos completamente dele!

Francis Dietrich Hoffmann
pastor conselheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário