terça-feira, 3 de julho de 2012

Mensagem - Todos Acreditam Em Deus


Pode parecer estranho, mas o título da mensagem não é apenas para chamar a atenção. Todas as pessoas do mundo realmente acreditam em Deus.

O problema desta frase é saber que Deus.

Ao olharmos no dicionário esta palavra tem vários significados: 1 O Ser supremo; o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo. 2 Teol Ente tríplice e uno, infinitamente perfeito, livre e inteligente, criador e regulador do Universo. 3 Cada uma das pessoas da Santíssima Trindade. 4 Indivíduo ou personagem que, por qualidades extraordinárias, se impõe à adoração ou ao amor dos homens. 5 Objeto de um culto, ou de um desejo ardente que se antepõe a todos os outros desejos ou afetos. 6 Cada uma das divindades masculinas do politeísmo. (http://michaelis.uol.com.br)

Assim como tem o significado daquilo que cremos, vemos um leque de outras opções. Dentro da história muitos foram os deuses adorados, inúmeros dentro da cultura grega, romana, deuses antigos e porque não deuses modernos que ainda criam ou recriam. Até mesmo o povo de Israel, adorou outros deuses, até mesmo nós acabamos adorando.

Deus, o verdadeiro, conhecia a inclinação do ser humano a criar mitos e se ligar a qualquer coisa, tanto que em seu primeiro mandamento, diz: Não terá outros deuses.

Mas porque a criação de tantos.

A humanidade precisa ver, olhar, sentir, tocar. Ter a fé (certeza do que não se vê) muitas vezes foge de nossas mãos. Ao ver a natureza, estátuas ou imagens de ídolos a tendência é se apegar a isto.
Sabemos que a natureza mostra que há um Deus. Poderíamos dizer que é o selo de Deus, sua marca, aquilo que mostra que é criador de tudo. A isto chamamos de Conhecimento Natural de Deus. Aquele que está em todas as pessoas, e que todos necessecitam de um.

“A Natureza prova a existência de Deus…o seu poder e sua divindade se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebido por meio das coisas que foram criadas… é tolice absurda supor que as coisas que vemos ao redor de nós na natureza surgiram por si mesmas e que este bem ordenado universo, com seus diferentes seres, é produto de cego acaso e evolução…” (Sumário da Doutrina Cristã; KOEHLER, p.24).

Deus se mostra naturalmente no universo que criou; porém, precisamos mais do que isto, precisamos saber quem é este Deus, saber que Ele é um Deus de amor, que odeia o pecado e ama o pecador. Para isso precisamos do Deus revelado. Ainda no livro citado diz: “O Deus verdadeiro se nos revela na natureza, mas a natureza não revela quem é esse Deus verdadeiro.” (KOEHLER, p.26)

Onde e como saber quem é este Deus?A natureza revela que há um Deus, a própria consciência humana necessita e procura um deus.

São muitas as culturas que ensinam diversas tipos, infelizmente até dentro da própria igreja cristã é ensinado diferentes deuses. Mas felizmente há um só.

Mas como sabemos qual é o Deus verdadeiro?

Simples, ele se revelou ao ser humano, não apenas de forma natural (natureza, consciência), mas de uma forma explicativa.

O Deus revelado está nas escrituras sagradas. Na Bíblia ele não apenas anunciou que existem e o que fez, mas também como fez, quem é ele e qual o plano para a humanidade.

O plano de Deus é salvação em seu filho Jesus Cristo. Esse sim é o Deus verdadeiro, não apenas preocupado com regras, com cobranças, com os pecados que cometemos, mas sim com aquilo que podemos fazer e mais com aquilo que Ele próprio fez, faz, e fará por nós.

Essa é a vontade de Deus que todos sejam salvos e tudo o que fez, o que faz e que fará tem esse objetivo.
Não apenas acabar com nossos problemas financeiros ou de saúde, ele quer nos dar a felicidade na vida eterna. Esse é o Deus revelado. Você quer saber onde ele está nas escrituras, leiam ela, pois ela dará a vocês aquilo que é necessário para a salvação, pois ela fala de Cristo, o Deus revelado.

Na semana passada citei o livro do Koehler, Sumário da doutrina Cristã, gostaria de fazê-lo novamente: “Enquanto a natureza nos diz que há um Deus, a Bíblia nos diz quem é este Deus… o homem pudesse saber quem é o Deus verdadeiro e como adorá-lo completamente” (KOEHLER, p. 27).

De maneira alguma um conhecimento contradiz o outro, pelo contrário se completam, a Bíblia acrescenta coisas que a natureza jamais mostraria. A Bíblia diz quem é este Deus! Um Deus de amor, que “amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

Pastor Eli Muller

fonte

|O pastor Eli Muller será nosso palestrante na Olimpíada Cultural 2012, que será dia 5 de agosto em Piratini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário