quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mensagem - O Pecado está nos genes do ser humano

Uma definição interessante de pecado é desenvolvida por um psiquiatra cristão. Ele compara o pecado a uma planta que tem raízes e produz frutos. A mentira, o furto, os vícios, o adultério, o orgulho são alguns dos “frutos”. Estes são chamados de pecados atuais. Jesus pode arrancar esses frutos e alguns deles não voltarão mais, mas mesmo assim outros, e às vezes os mesmos, podem insistir em aparecer, porque a raiz do pecado continua a existir, e ela só vai ser arrancada na eternidade.

Por isso o pecado é descrito como uma raiz que corrompe e estraga o ser humano. É algo inato e está nos genes dos seres humanos. O resultado disso é que o homem é morto espiritualmente e é completamente dependente da obra regeneradora do Espírito Santo. Alguns se perguntam sobre o pecado e sua real influência nas pessoas. Uns dizem que o pecado é apenas uma mancha e isto não impediria ao homem de buscar coisas boas, inclusive sua própria conversão e regeneração. Mas não é isto que a Bíblia afirma. Ela usa expressões como “mortos” nos pecados. “Ele vos deus vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” (Ef 2.1) e que o “homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus” (1 Co 2.14), para expressar o completo estado de dependência do homem diante de Deus.

Este é o pecado original. Não é algo que se comete, mas que é herdado. É pecado original porque sua origem está em Adão. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5.12) e também porque é origem de todos os males (Sl 51.5; Rm 7.17-20; Tg 1.14-15).


Do ponto de vista do homem, esse ato é completamente irreversível, ou seja, “não tem como voltar atrás”. Contudo existe um caminho de volta. O caminho é o renascimento como filho de Deus através do banho regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3.5), através do Batismo e da Palavra de Deus. “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um (Jesus Cristo) muitos serão feitos justos.” (Rm 5.19)

Fonte:  SCHULZ, Klaus Detlev, "Testemunho", Editora Concórdia, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário