sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mensagem - A Vitória da Páscoa

Catedral de Winchester, Hampshire, Reino Unido
Sua construção começou no séc. XI e se prolongou até o XVI
Hoje pertencente à Igreja Anglicana (inglesa)
Durante a batalha de Waterloo¹ o povo da Inglaterra recebia as notícias do andamento da guerra através dum noticiário luminoso instalado na torre da Catedral de Winchester, sul da Inglaterra.

Ao findar de determinado dia ela iluminou a seguinte notícia: "Wellington defeated", em português: "Wellington derrotado". E, exatamente naquele instante, uma daquelas rápidas nuvens de nevoeiro comuns na Inglaterra cobriu a torre. As notícias do desastre espalharam-se rapidamente pela cidade. A cidade toda mergulhou em negro desespero.

De repente a cerração desapareceu e o restante da mensagem pode ser lido. Acontece que não eram só duas as palavras que foram mostradas na torre. Havia quatro. E a mensagem completa era esta: "Wellington defeated the enemy", em português: "Wellington derrotou o inimigo"². De um instante para outro a aflição foi transformada em alegria, a derrota em vitória.

Assim aconteceu quando Jesus foi colocado na sepultura, naquela primeira sexta-feira santa. A esperança tinha morrido no coração da maioria  de seus amigos mais leais. Depois daquela horripilante crucificação um nevoeiro de desesperos e desilusões assaltou aqueles poucos crentes. Eles só tinham lido uma parte da mensagem divina: "Cristo derrotado", era tudo o que eles sabiam.

Mas, no terceiro dia, a negra nuvem de desespero desapareceu e resplandeceu ao mundo a mensagem completa, não de derrota, mas de vitória; não de morte, mas de vida. Com isto a mensagem completa da Páscoa era o brado triunfante: CRISTO DERROTOU A MORTE!

A sexta-feira santa e a Páscoa são inseparáveis no grande plano de Deus para a salvação do homem. O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Roma que Cristo "foi entregue por causa de nossas transgressões, e ressuscitou por causa de nossa justificação". (Rm 4.25)

Na sexta-feira santa o Salvador entregou-se ao sacrifício supremo pelos pecados de todos os homens ("foi entregue por causa de nossas transgressões"); mas, na manhã de Páscoa, o Pai celestial ressuscitou seu Filho para proclamar a todos os homens, de todas as partes, que Ele aceitou o pagamento de seu filho pela iniquidade do mundo ("ressuscitou por causa da nossa justificação").

Por causa disto a Páscoa, agora, é por excelência o dia da vitória. É o dia em que o Filho de Deus sagrou-se vitorioso sobre o pecado, a morte, o inferno e a sepultura.

HERMAN W. GOCKEL
extraído da revista O Jovem Luterano, Ano XXVI, nº 3, Março de 1965

¹A Batalha de Waterloo foi um confronto militar ocorrido a 18 de Junho de 1815 perto de Waterloo, na atual Bélgica, (então parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos), entre a França, liderado por Napoleão Bonaparte, e os aliados (Reino Unido, Prússia e Holanda). Wellington era líder das tropas britânicas.
²No inglês a palavra "defeated" pode ser tanto o particípio (derrotado), quanto o passado (derrotou). Esse foi o motivo da confusão. Ao ver só as duas primeiras palavras (Wellington defeated), as pessoas deduziram que se tratava do particípio (Wellington derrotado, ou, Wellington está derrotado), mas com a frase completa (Wellington defeated the enemy), a mensagem ficou clara: Wellington derrotou o inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário