sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Mensagem - Aproveite o dia!

Leia em sua Bíblia: Ec 9.1-10

Quando eu era criança, meus pais e meus avós tinham uma frase pronta que repetiam todas as vezes que eu fazia algo do qual não gostassem, ou seja, ela era repetida várias vezes, todos os dias, era mais ou menos assim: “Saulo, isso Jesus não gosta!!!”. E Jesus não gostava de muita coisa, na verdade, Ele era bem difícil de agradar, pois Ele não gostava de quase nada, não gostava de ouvir música de rádio, não gostava de preguiça na ora de levantar e ir para o culto, não gostava que gritasse ou subisse em árvores na sexta-feira santa, e, por incrível que pareça, Jesus também não gostava que se eu desse milho demais para as galinhas da minha mãe.
            Então, de repente me deparo com Salomão dizendo: “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras”. Como assim? Eu achei que Ele fosse alguém muito difícil de agradar, e que eu precisava me esforçar muito!
            Assim como meus pais, toda a humanidade está presa a este pensamento de que é sempre preciso fazer algo para agradar a Deus, e, dependendo do quanto ou quão bem fazemos, merecemos receber uma recompensa divina. Além disso, achamos que conhecemos tão bem os gostos de Deus, e somos tão cumpridores de sua vontade, que somos rápidos em apontar as falhas alheias e esperar pelo castigo divino.
            Porém, apesar de nossos julgamentos, tudo continua a suceder da mesma maneira a todos, aos justos e aos perversos, aos bons e aos maus, todos seguem o mesmo destino e terminam suas vidas da mesma maneira, voltando ao pó do qual vieram. Da nossa perspectiva humana, isso parece injusto e revoltante, porém, o olhar de Deus não é igual ao nosso, e os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos. Através de seu amor e cuidado, Deus oferece sua misericórdia e perdão a todos os homens, independente de suas ações.
            Este é o motivo de nossa alegria apresentado por Salomão. O homem não luta para obter a aceitação de Deus, pois já foi aceito em Cristo, que não vê bons nem maus, mas sim perdidos, aos quais ele veio libertar da culpa. Por causa do seu filho, Deus faz muito mais do que observar a nossa conduta e fechar os olhos diante de nossas faltas. Ele não só aceita as nossas tentativas de fazer o bem, como assume nossas falhas, nos ajuda a corrigi-las e ao menos, tentar melhorar por amor de nosso próximo. Assim, Deus, em sua graça, age em nós e por nós. Ele aperfeiçoa aquilo que fazemos de maneira imperfeita. Canaliza tudo, inclusive o mal, para o bem.
Isso nos deixa livres para aproveitar todas as dádivas que Ele nos dá, e nos capacita a amar as pessoas que Ele coloca em nosso caminho. Coisas pequenas tais como ouvir música, comer uma pizza com os amigos, beber, e até mesmo dar milho para as galinhas, são todas dons de Deus. Podemos nos alegrar e fazer tudo conforme nossas capacidades, aproveitando cada dia que Deus nos dá, sem a preocupação de sermos aceitos por causa do que realizamos ou rejeitados por causa do que deixamos ou falhamos em realizar.
Foi para a liberdade que Ele nos libertou, permaneçamos firmes e não nos submetamos novamente ao jugo da escravidão.


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Saulo Alencar Peiter Bledoff
Teologando da ULBRA e Seminário Concórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário