sexta-feira, 13 de março de 2015

Reflexão - Como observaremos a Quaresma hoje?

Tradicionalmente, a Quaresma tem sido um período de intensa atividade em nossas igrejas. Em muitos casos, esse é o único período do ano durante o qual cultos no meio da semana recebem um número significativo de pessoas. Projetos de oferta especiais frequentemente fazem desse um período crucial para o bem-estar econômico da congregação. Os cristãos o tem visto como um período de autodisciplina e negação, de autoexame de seu coração e arrependimento. Mas em anos recentes nós temos tido uma série de dúvidas a respeito da tradicional observância da Quaresma.
A Quaresma tradicional era um período de solenidade e tristeza que enfatizava um estado de espírito de pano de saco e cinza. A festa de Carnaval realizada no dia imediatamente anterior ao que dá início a essa época do ano é justamente porque não haveria oportunidade para alegria ou diversão durante os dias sombrios da Quaresma. Mas em anos recentes passamos a apreciar o lugar do júbilo e da celebração na fé cristã. E esse entendimento vai contra aquele que faz da Quaresma um festival da melancolia.

Os auto sacrifícios com que a Quaresma já foi observada, muitas vezes parecem hipócritas e legalistas nos dias de hoje. Os cristãos solenemente decidiram dar-se algum prazer de viver nestas seis semanas de Quaresma. De fato, a autonegação muitas vezes era boa para a saúde ou bem-estar geral da pessoa e, consequentemente, em nenhum sentido um real sacrifício. Mas em nosso mundo de fome e necessidades, é difícil achar justo que nós, por apenas algumas poucas semanas no ano, cortemos a satisfação que provém da nossa riqueza. O problema básico com os tradicionais “sacrifícios” da Quaresma era que demasiadas vezes eles eram destinados a reforçar a espiritualidade da pessoa ao fazer o sacrifício. As autonegações da Quaresma demasiadas vezes inspiravam as pessoas a olhar mais para si mesmas do que olhar para seus vizinhos.

Nessa busca de como os cristãos poderiam observar a Quaresma hoje, alguns apontamentos são significantes. Os nossos pensamentos não precisam dirigir-se para a nossa vida e condição espiritual interiores, mas antes se concentrar naquilo que Deus fez e está fazendo. De uma maneira ou de outra, nessa época os nossos pensamentos poderiam melhor dirigir-se em direção à aliança que Deus fez com o Seu povo. A palavra “testamento” significa aliança, e não é por acidente que a nossa Bíblia está dividida em Antiga e Nova Alianças. O Deus que encontramos na Bíblia não se contentou em assentar-se no céu e esperar que os seres humanos se voltassem para ele. Pelo contrário, Deus tomou a iniciativa de buscar todas as pessoas. Ele firmou uma aliança com Abraão e seus descendentes a fim de que através dele fossem abençoados todos os povos da terra (Gn 12.1-3).

Uma aliança implica num comprometimento de duas partes em comum acordo. A aliança mais largamente observada nas relações humanas é a aliança matrimonial e, assim, nós encontramos sempre de novo na Bíblia o relacionamento de Deus com Seu povo comparado com o relacionamento de marido e mulher. A história da aliança de Deus com Seu povo é a história da fidelidade de Deus à aliança e da infidelidade do povo. Repetidamente, Deus renova Sua aliança, perdoando Seu povo e começando de novo. Isso ocorreu da forma mais decisiva na vinda do Filho de Deus para inaugurar a nova aliança que havia sido prometida.

Concentrados na aliança, a nossa atenção estará direcionada para Deus e Sua ação. Dessa forma, perceberemos que a Quaresma é corretamente observada não através de um intenso autoexame, mas através de um levantar os nossos olhos para Deus. Concentrados em Deus somos puxados para fora de nós mesmos e preenchidos com o desejo de servir a Deus que fielmente guardou Sua aliança conosco.

É a natureza humana que supõe que nós temos que nos arrepender, reformar nossas vidas e fazer boas obras a fim de que Deus nos perdoe, nos ame e nos aceite. O resultado final é que o que quer que nós façamos, nós estaremos sempre de olhos nos nossos próprios interesses ao fazer isso. Quando a Quaresma é observada nesse espírito nós realizamos vários atos de piedade e autonegação a fim de podermos elevar o nosso status perante Deus. Mas quando a nossa atenção é voltada para a aliança de Deus, nós descobrimos que antes mesmo de termos nos arrependido ou realizado boas ações, Deus já tinha nos perdoado, nos amado e nos aceitado. Como resultado, nós não nos arrependemos e servimos a Deus a fim de ganhar o Seu favor, mas antes para expressar o nosso amor e gratidão a Deus pelo fato de já termos recebido o Seu favor. A Quaresma observada sob a luz da mensagem da aliança, portanto, nos puxa para fora de nós mesmos e direciona nossa atenção para os atos de Deus e, através deles, para nossos vizinhos, os quais Deus também ama.

Fonte: Introduction in Proclamation: Aids for Interpreting the Lessons of the Church Year - Lent, William Hordern e John Otwell. Tradução: Charles S. V. Ledebuhr

Nenhum comentário:

Postar um comentário