quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mensagem - O Espírito Santo chama

Ninguém pode dizer "Jesus é o Senhor", a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo. (1 Co 12.3)



As pessoas perderam o chamado livre arbítrio, lá no jardim do Éden. O homem perdeu a capacidade de escolher entre o bem e o mal, entre o Céu e a condenação, entre aceitar ou rejeitar a salvação. A sentença de Deus, "no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.17), ainda pesa sobre todas as gerações humanas.

Embora negada pela sociedade deste mundo modernizado, a verdade é esta: o homem natural nasce espiritualmente cego, morto e inimigo de Deus. O homem, estando morto em ofensas e pecados, não quer e não pode aceitar as coisas de Deus, porque lhe são loucura (1 Co 2.14). As pessoas trazem dentro de si a inclinação para o mal, caminham o caminho da condenação e não podem, por si mesmas, tomar a resolução: "a partir de hoje mudarei a minha vida e caminharei o caminho do Céu, crendo em Jesus Cristo como meu Salvador". Impossível! Por que não? Porque ninguém pode dizer "Senhor Jesus", senão pelo Espírito Santo. É esta a verdade que Lutero assim confessa: Creio que, por minha própria razão ou força, não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a Ele (explicação do Terceiro Artigo do Credo Apostólico no Catecismo Menor). É o que Paulo ensina, guiado pelo Espírito Santo: Ninguém pode dizer "Jesus é Senhor", a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo (1 Co 12.3).

Para abrir os olhos, trazer vida, mudar o coração daquele que se encontra espiritualmente cego, morto, inimigo e desgarrado de Deus, é necessário uma força que vem de fora do homem. E essa força é o Espírito Santo, como ainda o confessamos com Lutero: O Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, me iluminou com os seus dons, me santificou e me conserva na fé verdadeira (explicação do Terceiro Artigo do Credo Apostólico no Catecismo Menor).

Se hoje somos cristãos, não o somos por nós mesmos. Nós o somos pela graça de nosso Deus, pela operação do Espírito Santo. O Espírito Santo nos chamou através do Evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). Onde quer que o Evangelho seja anunciado, lá estará o Espírito Santo para nos chamar, nos ensinar a dizer: Creio no Espírito Santo, que colocou no meu coração a fé em Jesus Cristo, meu Salvador.


Senhor, conserva-me na confissão do teu santo nome. Amém.

Leopoldo Heimann in Segue-me (5ª edição, Editora Concórdia, Porto Alegre, 2013. Pag. 197)

Nenhum comentário:

Postar um comentário