quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Mensagem - Retrospectiva e planejamento


Texto base: Salmo 90.1-2
“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro.”

Chegamos ao último dia de mais um ano. Nessa época é inevitável olhar para trás e fazer um balanço do ano que passou e, ao mesmo tempo, olhar para frente e fazer o planejamento do ano que se inicia. Qual é o sentimento que nos invade ao fazermos isso?

A maioria das emissoras de TV vem transmitindo nos últimos dias as suas retrospectivas de 2015. Uma delas, em sua chamada para a atração, resume o ano que passou falando da crise imigratória, os ataques terroristas, as tragédias naturais e aquelas causadas pelo homem. Outra emissora faz chamadas mostrando cenas de desastres ocorridos no último ano. A cena é pausada um momento antes de o desastre acontecer e então o comandante da atração usa a frase: “A gente pode parar uma imagem, mas não mudar a história”. Então a imagem continua e o desastre acontece. Ainda outra emissora anuncia a atração com a frase reflexiva: “2015: Um ano para ser lembrado, um ano para ser esquecido”.

E se nós fizéssemos a retrospectiva do nosso 2015, a que conclusão chegaríamos? 2015 é um ano para ser lembrado ou um ano para ser esquecido? Talvez alguns acontecimentos tristes nos venham à mente e nos levem a querer esquecer o ano que passou: algum plano frustrado, um acidente, um relacionamento dissolvido ou a morte de alguém querido. Talvez essas coisas tristes até ofusquem as alegrias que também estiveram presentes no ano que passou e nos levem a preferir esquecer.

E ao olharmos para 2016, como olhamos? Com esperança, entusiasmo e alegria? Ou com apreensão, temor e medo? Tenha sido 2015 mais repleto de alegrias ou de tristezas, pelo menos sabemos como ele foi, mas 2016 ainda é, para nós, o desconhecido. Não sabemos o que nos aguarda nele.

Esse momento do ano, marcado por retrospectiva e planejamento, facilmente nos coloca na fronteira entre a dor do passado e o medo do futuro. Somos, na verdade, vítimas do tempo. E como não podemos fugir desse tempo, vivendo condenados à fronteira entre o passado e o futuro, não há nada nesse tempo que possa nos ajudar. A ajuda precisa vir de algo que esteja acima do tempo e esse é Deus.

Moisés afirma a respeito de Deus, no Salmo 90: “tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro”. Deus não está confinado ao tempo como nós estamos. Ele é eterno. A dimensão de eternidade é algo que sequer conseguimos compreender. No nosso entendimento, as coisas precisam ter um começo, um meio e um fim. Até conseguimos conceber a ideia de algo que não termina, pois vivemos na esperança da nossa vida eterna, ou seja, uma vida que não terá fim. Mas, ainda assim, tivemos um começo e não conseguimos conceber a ideia de algo que nunca começou e nunca vai terminar, simplesmente é eterno. Deus é eterno.

Mas para salvar a nós que estávamos condenados no tempo, o próprio Deus eterno se submeteu ao tempo. Se já era inconcebível pensar num Deus eterno que nunca teve início e nunca terá um fim, por amor a nós Deus fez algo ainda mais inconcebível: Aquele que era eterno escolheu ter um começo no tempo como ser humano. Quando chegou o tempo certo, ele veio como filho de mãe humana para libertar os que estavam condenados no tempo. O Verbo se fez carne e Deus viveu entre nós como ser humano, Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Deus eterno resolveu tomar parte na nossa finitude e morreu como nós deveríamos morrer e em troca disso nos deu a Sua eternidade, nos deu a certeza de uma vida eterna.

Por isso, não importa o que aconteça ou o que virá. Deus conhece cada um dos passos que nós demos ou que ainda daremos. Sejam momentos de dor e depressão ou de alegria e felicidade, todos os momentos da nossa vida estão nas mãos do Deus que se fez homem por nós. A retrospectiva do passado pode nos fazer sofrer e a projeção do futuro pode nos assustar, mas tem uma coisa que é certa: o presente. Pare para pensar só um instante: se o nosso presente é Cristo não importa o que acontecer, pois tudo está nas mãos dele. Ele é o nosso presente certo porque Ele apaga as nossas dores do passado e nos garante sua companhia no futuro.

Com Cristo do nosso lado, podemos fazer a nossa retrospectiva 2015 e o nosso planejamento 2016 e ainda comemorar o ano novo na melhor das companhias: Cristo, o Deus eterno que se faz presente no tempo por amor a nós.

Oremos ao nosso Deus fazendo uso das próprias palavras de Moisés no Salmo 90:

Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. Alimenta-nos de manhã com o teu amor, até ficarmos satisfeitos, para que cantemos e nos alegremos a vida inteira. Que os teus servos vejam as grandes coisas que fazes! E que os nossos descendentes vejam o teu glorioso poder! Derrama sobre nós as tuas bênçãos, ó Senhor, nosso Deus! Dá-nos sucesso em tudo o que fizermos; sim, dá-nos sucesso em tudo. Amém. (Salmo 90.1, 14, 16, 17)

Charles Samuel Voigt Ledebuhr

Nenhum comentário:

Postar um comentário